quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Lixões ilegais promovem perigos à saúde dos moradores dos bairros

Umuarama - Com o período epidemiológico da dengue se aproximando, a grande quantidade de entulhos e lixo espalhados em Umuarama se tornam ambientes ideais para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Um exemplo da falta de consciência de alguns umuaramenses é o lixão nos fundos do Pátio da Prefeitura, próximo ao conjunto 1º de Maio.

Na manhã de ontem, a reportagem do jornal Umuarama Ilustrado pode flagrar a irregularidade a céu aberto nos fundos do Pátio da Prefeitura. No local, alguns umuaramenses e até empresas depositam todo tipo de lixo e entulho. Além do mau cheiro, produtos poluentes, como lâmpadas fluorescentes, remédios e eletrônicos estão contaminando o solo. 


Por outro lado, pneus, capacetes, recipientes plásticos, vidros e uma variedade de resíduos de empresas e residências estão depositados no local. Por se tratarem de reservatórios de água, os lixões nos bairros também se transformam em um criadouro de insetos e mosquitos, inclusive o da dengue. 


Conforme site do Ministério da Saúde, hoje se discute se as fêmeas do Aedes Aegypti têm realmente a preferência pela água limpa, pois os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. A preocupação aumenta nesta época do ano, quando Umuarama atinge temperaturas superiores a 30ºC. Uma vez que o desenvolvimento da larva acontece entre 25 a 30ºC.


Limpeza

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou a limpeza de um dos lixões situados no Parque Laranjeiras. Do local foram retirados cerca de 60 caminhões de entulho e detritos de diversos tipos, recolhidos em vários pontos da cidade e despejados no espaço, pela própria comunidade ou carroceiros, veículos de frete e moradores de outros bairros.

O deposito irregular de lixo onera o município, uma vez que tais resíduos deveriam ser destinados pela população no aterro sanitário. Além disso, muito material que poderia ser reciclado e promover renda dos umuaramenses da cooperativa de reciclável, também estão sendo descartados no irregularmente. Outro ponto de depósito encontrado pela reportagem do jornal Umuarama Ilustrado é ao lado da nova subestação da Copel, próxima ao conjunto habitacional Guarani.

Sofá entulho

Entre entulhos e lixos de várias espécies, a figura do sofá já se tornou constante nos lixões dos bairros. No depósito aos fundos do 1º de Maio, na manhã de ontem, mais de sete sofás estavam depositados no local. Outros foram encontrados próximos a subestação da Copel entre outros pontos da cidade.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/

 

Siga-nos:

Fan Page Feed Facebook

Mais informações: contato@ibds.org.br
(11) 9 5558-7038 - São Paulo – SP